O CTIR Gov é o Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal - APF. Está subordinado ao Departamento de Segurança de Informação e Comunicações - DSIC - da Casa Militar da Presidência da República - CM/PR. Sua finalidade é o atendimento aos incidentes em redes de computadores da APF.
Trimestralmente o CTIR Gov pública as estatísticas de ataques reportados, e as torna disponível em seu sitio através do link: http://www.ctir.gov.br/estatisticas.html.
Em seu último relatório podemos verificar os tipos de ataques reportados e identificar os mais utilizados que foram: abuso de sitio (19,08%), página falsa (14,48%), indisponibilidade de sitio (13,34) e vazamento de informações (13,34). No relatório também é apresentado a divisão por estado e temos os estados de Minas Gerais e São Paulo como os que mais tiveram ataques reportados.
Importante ressaltar que esses números não representam a totalidade dos ataques que ocorreram, mas sim a estatística dos ataques reportados, que pode ser utilizado como base de informações quantitativa e qualitativa para auxílio nas tomadas de decisões que visem o fortalecimento da Segurança da Informação dos sistemas de informação do Governo Federal.