Notícias

00h00

Rede nacional cataloga fraudes de segurança e disponibiliza consulta

A partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Rede nacional cataloga fraudes de segurança e disponibiliza consulta

Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança)

A partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS  estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.

Adicionalmente, o CAIS envia alertas de segurança através da lista CAIS Alerta quando uma fraude mostra-se particularmente perigosa aos usuários de computadores.
Reporte fraudes:

    - links maliciosos: artefatos@cais.rnp.br
    - páginas falsas de instituições: phishing@cais.rnp.br

Acesse o catálogo neste link: http://memoria.rnp.br/cais/fraudes.php

CAIS

"Através do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), primeiro grupo de resposta da rede acadêmica brasileira, a RNP zela pela segurança na rede Ipê, detectando, resolvendo e prevenindo incidentes de segurança, com mais de 1 milhão de casos notificados até a presente data. Também tem o papel de disseminar boas práticas em segurança da informação, graças ao apoio dos vários grupos acadêmicos no Brasil e na América Latina, chamados CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams).

Ao longo de seus 19 anos de atuação, o CAIS tem buscado desenvolver iniciativas e ações que suportem essa missão, como a publicação de cartilhas, a manutenção de um Catálogo de Fraudes e a promoção de eventos, como o Mês de Segurança e o Dia Internacional de Segurança da Informação (DISI), para educar e conscientizar usuários de todos os níveis sobre os principais riscos em segurança da informação.

Os principais beneficiados por essa atuação são as organizações usuárias, os Pontos de Presença (PoPs), CSIRTs acadêmicos, instituições governamentais, organizações parceiras e membros da comunidade de segurança e TI a nível nacional e internacional".

 

 

 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Entre em contato ou faça-nos uma visita.
Entre em contato
ou faça-nos uma visita.
Alameda Salvador, 1057.
Salvador Shopping Business, Sala 1810. Salvador Bahia.
71 3102-2442
contato@BR Defender.com.br
BR Defender
2016 - 2018. BR Defender. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital